STAKEHOLDERS
Como foi funcionário do sebrae tem maior facilidade em vender projetos lá.
Quem são os stakeholders desta organização?
Existem stakeholders externos que são as pessoas que eles se relacionam no dia a dia. Ele e seu sócio tem uma vida de participação no SEBRAE a um bom tempo. Então, as pessoas que ele conhece no SEBRAE são stakeholders que ele utiliza para fazer negócios e vender projetos.
O SEBRAE possui um mecanismo de credenciamento de pessoas (objetivo: credenciamento de Pessoas Jurídicas, constituídas sob a forma de sociedade empresária, e seus respectivos sócios para Prestação de Serviços de Consultoria e Capacitação Empresarial) e essas pessoas prestam serviços em diversas áreas. A área do entrevistado é a de inovação e de tecnologia da informação. Ele tem algumas pessoas que conhece no SEBRAE do DF, por exemplo, que todo mês ele as visita porque sabe que há alguma atividade que pode desenvolver com elas, e se essa pessoa não propõe ele propõem algo para fazer. Então para o entrevistado esse é um stakeholders importante.
Outro tipo de stakeholder citado ocorre após a venda do projeto, quando é necessária a parte de realização. Nesse caso, o entrevistado precisa de parceiros que possam realizar junto com ele aquela atividade.
O Raphael, como estagiário, também é visto como um stakeholder interno, pois auxilia os sócios no desenvolvimentos dos serviços da empresa.
O seu sócio, possui 25 anos de SEBRAE, portanto, sempre que eles está em busca de novos projetos vai com ele para o SEBRAE, de maneira estratégica, em busca de parcerias. Estrategicamente para ele é importante andar com seu sócio pelo SEBRAE porque todos o conhecem e ele já participou de muitos projetos.
O entrevistado cita que pela empresa ser muito pequena a maioria das suas atividades depende de outras pessoas, e essas pessoas ele precisa se relacionar constantemente: ou para captar serviço ou vender suas ideias lá no SEBRAE ou ser demandado por ele