ssas
1. (G1) A figura a seguir mostra de forma esquemática a órbita do cometa Halley ao redor do Sol.
3. (Unicamp 98) A figura a seguir representa exageradamente a trajetória de um planeta em torno do Sol. O sentido do percurso é indicado pela seta. O ponto V marca o início do verão no hemisfério sul e o ponto I marca o início do inverno. O ponto P indica a maior aproximação do planeta ao Sol, o ponto A marca o maior afastamento. Os pontos V, I e o Sol são colineares, bem como os pontos P, A e o Sol.
Do ponto de vista energético, como se pode explicar que o cometa aumenta de velocidade ao ir de A para P e diminui de velocidade ao ir de P para A?
2. (Unicamp 98) Um míssil é lançado horizontalmente em órbita circular rasante à superfície da Terra. Adote o raio da Terra
R=6400km e, para simplificar, tome 3 como valor aproximado de ™.
a) Qual é a velocidade de lançamento?
b) Qual é o período da órbita?
29/8/2011
11:56
a) Em que ponto da trajetória a velocidade do planeta é máxima? Em que ponto essa velocidade é mínima? Justifique sua resposta.
b) Segundo Kepler, a linha que liga o planeta ao
Sol percorre áreas iguais em tempos iguais.
Coloque em ordem crescente os tempos necessários para realizar os seguintes percursos:
VPI, PIA, IAV, AVP.
pag.1
4. (Unicamp 94) A atração gravitacional da Lua e a força centrífuga do movimento conjunto de rotação da Lua e da Terra são as principais causas do fenômeno das marés. Essas forças fazem com que a água dos oceanos adquira a forma esquematizada (e exagerada) na figura adiante. A influência do Sol no fenômeno das marés é bem menor, mas não desprezível, porque quando a atração do Sol e da Lua se conjugam a maré torna-se mais intensa.
a) Quantas marés altas ocorrem em um dia em um mesmo local?
b) Como estará a maré no Brasil quando a Lua estiver bem acima do Japão?
c) Faça um desenho mostrando a Terra, a Lua e o Sol na situação em que