srta
Renzo piano
Raymond e Patsy Nasher, financiaram a construição do museu para abrigar a grande quantidade de obras que colecionaram ao longo de seus vidas. Há aproximadamente 300 obras de artistas como Matisse e Picasso.
“Museu–Jardim”
Projeto: 1999 / conclusão da obra: 2003
Área do terreno: 9618m2
Área construída: 5060m2
Área de jardins: 5700m2
Centro de Dallas : 30 mil m2 destinados a museus e centros culturais como o Winspear opera house do Norman Foster e o Dee and Charles Wyly Theatre do Reem Koolhaas, entre outros, que contrastam com os grandes torres verticais da capital.
Cinco pavilhões de 34x10m: os três centrais abrigam as galerias de exposições, e os laterias, o café, loja e administração.
Galerias adicionais para obras que necessitam de maior protecão contra o sol, incluindo obras não esculturais e um auditório voltado para o terraço ajardinado
-Vidro curvo em cada galeria suspenso por cabos de aço.
-Trama metálica desenvolvida especialmente para esse projeto que serve para filtrar a luz solar – iluminação natural durante o dia.
- Mármore travertino Italiano envelhecido (bruto no exterior e polido no interior) - a impressão de antiguidade e ruína desejada pelos colecionadores (constrastando com a cobertura High Tech).
Fundo neutro para as esculturas.
- Fachada frontal e posteior de vidro para melhor comunicação com o jardim e rua. museu ao ar livre: espaço público para exibição das esculturas, refúgio tranqüilo para inspirar a reflexão sobre a arte e a natureza.
Mais de 170 arvores
Espelhos d’água e fontes
Aproximadamente 30 esculturas
- “oásis no centro de Dallas”