sra joana
Sabemos que a religião é um dos pilares em que se sustenta o conhecimento gnóstico, a palavra religião vem do latim RELIGARE, “religar”, religar o homem a divindade.
A Gnosis ensina a Doutrina da Síntese, e a palavra Gnosis quer dizer conhecimento objetivo.
Os Princípios Religiosos são Fórmulas Cósmicas Viventes, Imperecíveis e Imutáveis, que não mudam e são as mesmas em todas as Religiões. Estes nunca morrem, sempre continuam, e são os mesmos Valores Eternos em todas as religiões, e é comprovado se fizermos uma analise comparativa de todas as Religiões.
As Formas Religiosas são os distintos sistemas de ensinar os Princípios Religiosos e se sucedem, uma após outra, através de anos de história entre tantas Religiões que existiram no mundo, revelando os mesmos Princípios Imutáveis da Verdade.
Analisando de forma comparativa a todas as Religiões que existiram, evidenciamos que estas nos falam de uma Idade de Ouro, no principio da Humanidade, fala também de um Homem Paradisíaco que por possuir Livre Arbítrio começou a faltar à ordem que Deus havia criado, perdendo esse estado superior de consciência, dando início à degeneração e a perda do conhecimento que havia adquirido, perdendo o paraíso, o estado de felicidade.
Apesar da perda do Paraíso, Deus com sua infinita Misericórdia e Amor, não desamparou ao homem, enviando Mensageiros ou Avataras que se encontram ao longo da história da Humanidade em diferentes épocas e civilizações. Vieram ensinar a humanidade estes Princípios e Fórmulas Imutáveis que o levam a entrar novamente na cidade paradisíaca, a se integrar com todo o existente, e tornar a ser este homem dono e amo da natureza tanto física como interna, feito a imagem e semelhança de Deus, como nos dizem os Livros Sagrados.
Entre alguns Avataras encontramos: Noé, Moisés, Budha, Krishna, Ramma, Quetzalcoatl, Jesus, Confúcio, Maomé, Zoroastro, Fu-Hi, Zeus Júpiter, Apolo.
Como dissemos anteriormente estes Valores Eternos,