Squid
Trabalho apresentado na disciplina de Segurança das informações para conclusão do módulo de ferramentas com foco em segurança do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UBERLÂNDIA -MG
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
INTRODUÇÃO
As ultimas noticias de espionagem divulgada na imprensa nacional referem-se a divulgação e interceptação de informações pessoais e empresarias de Brasileiros e empresas Brasileiras mesmo com todo o aparato que consideráramos que empresas de grande porte venham a implementar e melhorar, pelo menos a integridade e confidencialidade das informações, fato esse que obviamente não ocorreu simplesmente devido a divulgação da matéria não só na mídia nacional mas envolvendo toda uma diplomacia a nível internacional.
Citaremos uma das implementações mais comuns realizadas em pequenas, medias chegando até as grandes empresas o Proxy com a aplicação Squid.
SQUID
O Squid é um servidor proxy que suporta os protocolos HTTP, HTTPS e FTP. Ele reduz a utilização da conexão com a internet melhorando os tempos de resposta fazendo cache de requisições pré definidas ou não de páginas web e arquivos acessados a partir de uma rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso que não será abordado nesta apresentação.
O Squid foi desenvolvido originalmente para ser executado em sistema operacional tipo Unix, mas ele também funciona em sistemas Linux FreeBSD e Windows desde sua versão 2.6.STABLE4.
Proxy quer dizer intermediário, o SQUID funciona sendo o "atravessador" entre a conexão do cliente e o servidor, neste meio do caminho ele armazena os objetos que foram solicitados e permite que as próximas requisições para os mesmos objetos possam ser respondidas por ele mesmo.
A versão atual do squid possui as seguintes características:
Proxy e cache para HTTP, FTP e outros protocolos baseados em URL
Proxy para SSL
Cache Hierárquico