Squid
O Squid é um servidor proxy e cache de webe cache de alta performance para clientes web, suportando objetos HTTP, FTP .
O benefício é o fato de um servidor Proxy poder compartilhar uma conexão Internet entre vários ou mesmo todos os usuários na rede.
Muitos servidores Proxy oferecem a possibilidade de se fazer cache de Web, para alocar sites Web previamente visitados e providenciar acesso local aos usuários que revisitam estes sites.
. A sua utilização mais comum é a aceleração de acesso web, através de um cache de dados acessados com frequência. Também pode ser utilizado para realizar controle de acesso a internet, impedindo ou liberando o acesso através de ACLs (Listas de Controle de Acesso). Desenvolvido inicialmente para Unix, roda agora também em sistemas Windows.
É um serviço considerado pesado. A máquina ideal para um grande tráfego deverá ter 256 MB de RAM ou mais e um HD de 30 GB (15 GB para o sistema e logs e
15 GB para cache). Quanto mais regras de filtragem, mais memória e processador serão necessários.
3. INSTALAÇÃO
A instalação será feita com o comando:
# apt-getinstallsquid
4. CONFIGURAÇÃOPARA UM PROXY BÁSICO, COM CACHE E TRANSPARENTE
4.1. Arquivo de configuração
Para realizar a configuração do Squid, edite o arquivo /etc/squid/squid.conf.
Algumas linhas deverão ser alteradas. A seguir, um exemplo de configuração (apenas o que foi inserido ou alterado): acl EB url_regex eb.mil.br no_cache deny EB cache_mem 25 MB cache_swap_low 70 cache_swap_high 95 maximum_object_size 900000 KB cache_dirufs /var/spool/squid 15360 64 256 emulate_httpd_log on ftp_passive on aclnossa_redesrc 172.20.0.0/255.255.0.0 acl sexo url_regex "/etc/squid/deny/sexo.txt" aclsomurl_regex "/etc/squid/deny/radios.txt" acl chat url_regex chat batepapo bate-papo acl expedientes time MTWHF 09:00-12:00 acl expedientes time MTWHF 13:30-18:00 http_accessdenynossa_rede sexo http_accessdenynossa_rede som