Sono e aprendizagem
A importância do sono
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.
Consequências da falta de sono
Quando não dormimos, nossa memória fica falha, ficamos irritadiços e sentimos cansaço, dor de cabeça e indisposição. A redução das horas de sono também diminui a produção de insulina e aumenta a de cortisol. Considerando que esse é responsável pela elevação das taxas de glicose; e aquela, pela retirada deste açúcar no sangue, podemos pontuar que a redução das horas de sono aumenta a probabilidade de o indivíduo desenvolver diabetes.
Como funciona o sono
O sono é a perda reversível do estado de consciência, período de redução das atividades motoras. O sono tem dois estágios; sono NÃOREM e sono REM.
Sono NÃOREM dividi - se em quatro estágios I– sonolência II- sono leve III e IV sono profundo.
Sono REM onde a frequência cardíaca e respiratória são irregulares o EEG é dessincronizado, dura de 5 a 30 minutos e aparece geralmente a cada 90 minutos.
Um dos maiores responsáveis no Brasil por pesquisas nessa área (
Sono e Aprendizagem ) é o neurocientista Sidarta Ribeiro, chefe de laboratório do Instituto Internacional de Neurociências de Natal
Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sonhos e oráculos
Imaginemos que o sonho referente à prova do dia seguinte tenha sido a respeito do tema de uma das questões. Um estudo conduzido pelo mestrando Rafael Scott, do IINN, fez uma pesquisa com vestibulandos.
Seus resultados: aqueles que sonharam com a prova do vestibular tiveram um desempenho melhor do que aqueles que não sonharam.
Scott investigou ainda como o caráter dos sonhos influenciava o desempenho no vestibular.