Sondagem de percussão
Micheli Kaufmann
Patrícia Panno
Rudy Schneider
mecânica dos solos
Sondagem a Percussão - SPT
universidade federal do pampa – unipampa alegrete / 2011
Sumário 1.Introdução 02 2.Análise Bibliográfica 03 2.1.Materiais Necessários 03 2.2.Execução do Ensaio 04 2.3.Apresentação de Resultados 09 2.4.Comparação do Ensaio SPT com outro Ensaio 09 2.5.Restrições do ensaio 10 3.Conclusão 11 4.Referência Bibliográfica 12
1. INTRODUÇÃO
A sondagem, na área da geologia, é o estudo dos elementos do solo. É um dos métodos diretos utilizados para a coleta de informações do subsolo e avaliação da capacidade de suporte para obras, realizada através de uma perfuração em solo ou em rocha, baseada nas amostras de solo retirada, sendo estas deformadas ou indeformadas.
O solo, as fundações e a superestrutura de uma edificação formam um conjunto, que deve ser encarado como um todo. Para se obter uma obra estável, é muito importante fazer-se um reconhecimento do subsolo, visto que será este elemento que terá que suportar a carga da obra projetada. A capacidade de carga de um solo e a deformabilidade das suas camadas não são constantes, uma vez que dependem do efeito das cargas externas impostas ao solo ( Pedro & Chambel).
A Sondagem a Percussão (standard penetration test), é uma ferramenta de investigação do subsolo que, associada ao ensaio de penetração padronizado (SPT), mede a resistência do solo, é o método de investigação do subsolo mais difundido no Brasil e. O ensaio consiste na cravação de 45 cm, a cada metro de perfuração, do barrilete amostrador através do impacto de um martelo de 65kg, caindo livremente de uma altura de 75cm sobre a composição das hastes. Após o termino de cada ensaio a composição de hastes é retirada para a coleta da amostra no interior do barrilete amostrador.
2. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA Segundo Pedro e Chambel, a sondagem SPT é um dos procedimentos de investigação do subsolo mais