Sondagens a Percussão Standard
-Descrição Consiste na cravação de um amostrador padrão com diâmetro de 2”, com coleta simultânea de amostra, sob o impacto de um pilão de 65kg que cai de 75cm de altura. Utiliza-se o equipamento manual -tripé com sarilho - operado por três pessoas ou equipamento mecânico motorizado. Além das amostras fornece índice de resistência, o SPT.
Aplicável a quase totalidade das obras da Engenharia Geotécnica, Fundações,Túneis, Pavimentação, Escavações, Pontes entre outros. Alcança até 40m de profundidade e solo compacto. Equipamento utilizado:Tripé de sondagem, bomba d’água, amostradores, chaves e hastes. -Caracterização Crava barrilete amostrador padrão, com diâmetro externo de 2” e interno de 1 3/8”
Cravado sob impacto de pilão de 65 kg que cai 75 cm de altura
Mede – índice de resistência SPT – número de golpes para uma penetração final de 30 cm após penetração inicial de 15 cm
Limitado ao impenetrável, atinge a profundidade máxima de 40m
Ótima: até 10m
Boa: até 20 m
Profunda: até 30 m,
Muito Profunda: até 40m
Avanço após o impenetrável através do Cone Dinâmico , de lavagem e/ou Rotativa, avança abaixo do lençol freático. - Vantagens x Desvantagens Vantagens: Rápida e barata, fornece índice de resistência, e não exige equipamentos nem mão-de-obra especializada.
Desvantagem: Não simula o comportamento estático das obras como é o caso do cone, : Colhe somente amostra deformadas, permitindo somente ensaios de caracterização.
SONDAGENS ROTATIVAS -Descrição Consiste na perfuração das rochas e solos duros através de sondas rotativas, utilizando-se composições acopladas a bombas de circulação de água (barriletes , revestimentos e hastes), para refrigerar a coroa cortante e retirar detritos e pó de rochas.
Aplicada principalmente na coleta de amostras para Barragens, Túneis, Pontes e obras de Mineração, e no avanço de sondagens a percussão além do impenetrável ao trépano de lavagem e ao SPT.