RESISTORES E CAPACITORES
RESISTORES
Este artigo foi publicado em 1996, mas é uma lição bastante atual sobre o princípio de funcionamento dos resistores e também das lâmpadas incandescentes. Trata-se de uma verdadeira apostila, indicada para cursos técnicos e de iniciação à tecnologia. Nele, temos os diversos tipos de resistores e seu princípio de funcionamento.
Nos aparelhos eletrônicos comuns, ao analisar seus diagramas, encontramos um tipo de componente que é o mais comum, pois aparece na maior quantidade e na prática numa grande variedade de tipos e valores. Falamos do resistor que, pela sua utilidade talvez seja o mais importante de todos os componentes eletrônicos. Também é o mais barato dos componentes eletrônicos, em seu tipo normal de baixa dissipação. O princípio de funcionamento do resistor e para que serve é o tema deste artigo. Outro componente que pode ser incluído na família dos resistores e que também veremos neste artigo é a lâmpada incandescente.
No artigo desta mesma série em que falamos dos efeitos da corrente elétrica, vimos que o principal deles era o efeito térmico que se manifestava sempre que a corrente encontrava dificuldades para passar por certo meio, ou seja, encontrada uma certa "resistência".
O termo resistência elétrica, na verdade, é muito importante, pois precisamos às vezes colocar um "freio" na intensidade da corrente e a presença de uma resistência pode fazer isso.
Assim, para diminuir a intensidade de uma corrente, oferecendo-lhe uma certa oposição à sua passagem, usamos dispositivos ou componentes eletrônicos denominados resistores.
O tipo principal de resistor é o fixo cujos símbolos são mostrados na figura 1, e que tem os aspectos mostrados na mesma figura.
Resistores - símbolos e aspectos.
O tamanho do resistor deve-se ao fato de que, se ele converte a energia em calor, o calor tende a aquecê-lo. Assim, se ele não tiver uma superfície suficientemente grande para transferir o calor gerado para o meio