Solventes ativos
IC 357 – P052
Relatório da prática “Extração por solventes ativos”
Seropédica,
2014.2
Introdução:
Extração ácido-base, ou também conhecida como extração com solventes ativos, é um tipo de extração liquido-liquido, que tem como procedimento sucessivas extrações liquidoliquido a fim de purificar ácidos e bases de uma mesma solução baseando-se em suas propriedades físicas e químicas. Esse método é indicado quando os compostos a serem separados tem o ponto de ebulição próximo ou quando se decompõe em temperaturas muito altas, assim impossibilitando a destilação ou separação liquido-liquido simples.
Tal método se mostra bastante eficaz e de simples preparo, desde que se conheça os componentes da mistura. É importante também que o solvente e o reagente o qual vai realizar a extração sejam imiscíveis, exemplo: água e clorofórmio. Os reagentes que realizam a extração devem ser ácidos / básicos o suficiente para protonar / desprotonar o composto desejado, assim o tornando solúvel no reagente ácido / básico, e não no solvente orgânico, geralmente se utiliza algum solvente orgânico a polar, e soluções aquosas ácidas ou básicas. E a para recuperar o composto, basta protona-lo caso o mesmo tenha sido desprotonado e viceversa.
Objetivos:
Extração de liquido-liquido baseada nas propriedades ácido-base dos compostos em solução. Materiais e Métodos:
Materiais:
Funil de separação, proveta, clorofórmio, naftaleno, p-toluidina, ácido benzoico, HCl
5%, NaHCO3 10%, sulfato de magnésio anidro, fita indicadora de ph, NaOH, HCl concentrado,
Métodos:
I.
II.
III.
IV.
V.
Separar 30 ml de uma solução de clorofórmio com ácido benzoico, naftaleno e p-toulidina, previamente preparada pelo professor;
Transferir os 30 ml, para um funil de separação;
Com o auxilio de uma bureta de 30 ml, separa-se 30 ml de HCl, e tranfere-se
15 ml para o funil de separação, agita-se o funil com equilibrio de pressão