Extração por solvente quimicamente ativo
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CQ095-QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL (ENGª QUÍMICA)
Alunos:
Cassio Gnoatto Dal Molin
Fernanda Mahyara Fonseca
Leonardo Tozini Palagano
Luiza Maciel da Rosa Ballin
Thaís Costacurta Parmigiani
DATA 15/09/2014
PRÁTICA 4-EXTRAÇÃO POR SOLVENTE QUIMICAMENTE ATIVO
A extração por solvente quimicamente ativo ocorre quando um dos solventes reage com uma ou mais substancias da mistura. Neste experimento o objetivo é separar uma solução em éter composta de 50% de dibenzalacetona
(neutro) e 50% de ácido benzoico(ácido). Foi preparada uma solução de 35 ml de éter com 0,990g de dibenzalacetona e 0,965g de ácido benzoico. É necessária a adição de um solvente que reaja com a amostra, neste caso o solvente deve ser básico (bicarbonato de sódio). Então, com uma solução aquosa de bicarbonato de sódio a 5% foi realizada uma extração múltipla, com 3 lavagens cada uma com 10 ml da solução. Durante a extração a seguinte reação ocorre:
Após a reação, duas novas fases são formadas. A fase inferior contém ácido benzoico, que não reagiu, éter e cetona. A fase superior contém água, benzoato de sódio e bicarbonato de sódio. As duas fases foram separadas. A fase orgânica foi deixada para evaporar na capela. Ácido clorídrico foi adicionado na solução com benzoato de sódio, acontecendo a reação:
O ácido benzoico é insolúvel em água, portanto, precipita. Para a separação do precipitado é realizada uma filtração à vácuo.
RESULTADOS
EXTRAÇÃO
Cetona inicial
Sólidos da solução orgânica final
Ac. benzoico inicial
Ac. benzoico final
RENDIMENTO DA EXTRAÇÃO DO ÁCIDO
0,99g
1,419g
0,965g
0,484g
50,16%
COMENTÁRIOS
Os sólidos da solução orgânica final contém, além da cetona inicial, o ácido benzoico que não reagiu com a solução de bicarbonato. Se considerarmos, que toda a cetona inicial está presente nos sólidos, cerca de 0,42 g de ácido benzoico não reagiram.
CONCLUSÃO