soluções eletroliticas
Introdução:
Os processos de eletrólise se baseiam na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim reações químicas. Em uma solução aquosa, devemos considerar não só os íons provenientes da solução, mas também os da água. Estes íons são os cátions H+ e ânions OH- resultantes da auto-ionização da água. Veja a demonstração:
CA → C+ + A-
H20 → H+ + OH-
Mas como é feita a Eletrólise? O material, antes de ser eletrolisado, é dissolvido na água. Por exemplo, na eletrólise em solução aquosa do NaNO3, obtemos:
• gás hidrogênio (H2) no cátodo, evidência de que a água (H2O) sofreu redução; o cátion Na+ fica dissolvido na água e não sofre redução.
• gás oxigênio (O2) no ânodo, evidência de que a água (H2O) sofreu oxidação; o ânion NO3- fica dissolvido na água e não sofre oxidação.
Numa eletrólise aquosa, temos as seguintes possibilidades:
Cátodo
Ânodo
Redução do cátion do material
Oxidação do ânion do material ou ou
Redução da água
Oxidação da água
Redução da água (cátodo)
A redução da água pode ser explicada com a utilização do seguinte mecanismo:
Oxidação da água (ânodo)
A oxidação da água pode ser explicada com a utilização do seguinte mecanismo:
Exemplos do Cotidiano
As pilhas se tornaram tão importantes em nosso cotidiano. São elas as responsáveis pelo funcionamento de computadores portáteis, relógios, telefones, calculadoras, rádios, e até na medicina, em marca-passos cardíacos. A pilha alcalina é composta por uma mistura eletrolítica: pasta básica de NaOH (hidróxido de sódio - bom condutor eletrolítico). Já a pilha seca comum contém cloreto de amônio NH4Cl (sal ácido) e recebe a classificação de ácida.
.3.4 Aplicações industriais de processos eletrolíticos
Produção de cloro-sodaA eletrólise de solução concentrada de NaCl (salmoura) produz gás cloro,no anodo, e gás hidrogênio no catodo. Separando-se adequadamente