Soluções Eletroliticas e reaçõe ionicas
Conhecer e distinguir algumas soluções eletrolíticas e não eletrolíticas, analisar a condução elétrica das soluções usadas no experimento I, observar e avaliar as reações químicas do experimento II descrevendo as suas equações químicas.
INTRODUÇÃO
Soluções eletrolíticas e não eletrolíticas:
As substâncias podem ser classificadas em dois importantes grupos, de acordo com o seu comportamento quando se passa uma corrente elétrica através de suas soluções. No primeiro grupo enquadram-se as que conduzem a corrente elétrica, então, as soluções sofrem alterações químicas. As primeiras são denominadas eletrolíticas e nelas estão incluídas, com poucas exceções, todas as substâncias inorgânicas, tais como ácidos, bases e sais. Essas soluções podem ser divididas em fortes e fracas. Nas soluções fortes todos os solutos assumem a forma de íons separados, ao passo que soluções fracas consistem principalmente em moléculas dissolvidas e um número relativamente pequeno de íons separados. Na tabela 1 encontram-se exemplos de eletrólitos fortes e fracos.
Fortes
Fracos
Ácidos
HCl, HNO3, HClO4, H2SO4 (primeiro próton)
HCN, HF, CH3COOH, CO2(H2CO3), H3PO4
Bases
NaOH, KOH, Ca(OH)2, Ba(OH)2
NH3(NH4OH), Piridina, CH3NH2
Sais
NaCl, K2SO4, NH4Cl, MgCl2, Zn(NO3)2, AgBrO3, CaCrO4
PbCl2, HgCl2
Tabela 1 – Alguns eletrolíticos típicos A maior classe dos eletrólitos fracos é formada pelos ácidos tanto orgânicos como o CH3COOH, quanto inorgânicos como o HCN e H3PO4. A categoria mais numerosa dos eletrólitos fortes é formada pelos sais da maioria dos íons metálicos. Sais geralmente considerados fracos, contém metais pesados como chumbo e mercúrio. No entanto, outros sais também podem ser classificados como fracos, pois muitos íons +2 e +3 apresentam um equilíbrio complexo.
O segundo grupo, classificado como soluções não eletrolíticas, é composto de materiais que,