Soluções Aproximadas
Transcendentais
de
Equações
Algébricas
e
5.1 Isolamento de Raízes
Equation Chapter 5 Section 1Se uma equação algébrica ou transcendental for, em geral, complicada, normalmente não se pode encontrar suas raízes exatas. Assim, são importantes os métodos de 1 aproximação de uma raiz e a estimativa de seu grau de precisão.
Seja então uma equação qualquer
f x 0 ,
definida e contínua em um
intervalo a, b , isto é, f x C a, b .
Em determinados casos é necessário que se garanta a continuidade, também, da primeira derivada f x e da segunda derivada f x . Assim, precisa-se que a função f x 0 seja definida em um espaço
C2 a, b .
A cada valor de x , onde a função é identicamente nula, denomina-se zero ou raiz da equação. Assim, se em um determinado x , a função f x for nula, é uma raiz dela.
Assumir-se-á que as raízes de f x são isoladas, isto é, para cada raiz de f x existe uma vizinhança V , r em que não existe nenhuma outra raiz.
Teorema 1: Se uma função contínua
y f x
assume valores opostos
em sinal nos pontos extremos de um intervalo a, b , isto é, se f a f b 0 , então no intervalo existirá no mínimo uma raiz da equação f x 0 .
Teorema 2: Seja uma raiz exata e x uma raiz aproximada da equação f x 0 , ambas localizadas em algum intervalo a, b e seja f x m 0 para a x b.
Então a seguinte estimativa permanece verdadeira:
x
f x m (Prove como exercício. Sugestão: Use o teorema do valor médio)
Seqüências de Sturm
O isolamento das raízes é importante, como já se viu acima. Outro procedimento de fazer isso é pelo estabelecimento de seqüências de
Sturm. Seja então a equação a ser resolvida f x 0 diferenciável no 3
0
segmento a, b . Então as funções contínuas f 0 x , f1 x ,
, fm x
formam uma seqüência de Sturm
fk
(5.1.1) m k 0