Preparação de soluções de concentração conhecida
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECANICA
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DE CONCENTRAÇÃO CONHECIDA
A
B
C
D
E
JOINVILLE – SC
2008
Introdução
Quando as moléculas são dissolvidas em qualquer líquido ou até mesmo na água, elas se transformam em solução. As moléculas dissolvidas recebem o nome de soluto, e o líquido que as dissolve é chamado de solvente. A quantidade de soluto dissolvida em uma quantidade de solvente é chamada de concentração da solução. Quanto maior for a quantidade de soluto dissolvido em um solvente maior será a concentração da solução.
As soluções então se classificam de duas maneiras: diluídas ou concentradas.
Quando duas soluções têm a mesma concentração, elas recebem os seguintes nomes: isotônicas ou isosmóticas. Quando é diferente a concentração, a menos concentrada recebe o nome de hipotônica ou hiposmótica e a mais concentrada chama-se hipertônica ou hiperosmótica.
Objetivos
No laboratório vamos preparar soluções utilizando para tanto técnicas especificas para cada uma delas,
Temos como objetivo comparar a titulação de uma solução de NaOH , com o uso de um padrão de normalidade conhecida e uma solução com normalidade.
Procedimento Experimental
Materiais Utilizados
Pipeta volumétrica de 10 ml
Erlenmeyer de 250ml
Bureta de 50 ml
Balão volumétrico de 250 ml
Balão volumétrico de 100 ml
Reagentes
NaOH
Acido oxálico
Fenolftaleína
HCl concentrado
H2 SO4 concentrado
Procedimentos : 1- Preparamos 250ml de solução de NaOH aproximadamente 0,1N e padronizamos de forma a obter a normalidade exata da solução preparada; 2- Preparamos 250ml de solução de H2SO4 aproximadamente 0,1N e padronizamos de forma a obter a normalidade exata de solução preparada.
Preparo da solução de NaOH aproximada 0,1N: 1- Calculamos o equivalente grama do NaOH e preparamos 250ml de solução 0,1N; 2- Calculamos a massa de NaOH e preparamos 250ml de solução 0,1N; 3-