Lirio DC
As informações para serem úteis para as decisões devem conter as seguintes características ou premissas:
- possuem conteúdo único;
- exigem mais de duas palavras;
- sem generalizações;
- não são abstractas;
- sem verbos;
- diferentes de documentos, programas, arquivos ou correlatos.
A informação possui conteúdo único significa que a cada momento a informação tem um conteúdo, expresso por meio de números, letras ou ambos. Por exemplo: o nome do cliente só contém um nome; o número do CPF só pode ter um número; o valor do preço do produto só tem um valor por produto; a data da venda só pode ser de um dia. Quando a informação possuir mais de um conteúdo, os mesmos devem ser explicitados. Por exemplo: estado civil (solteiro, casado, divorciado); cor do produto (verde, azul, vermelho); género do filme (acção, policial, romântico); forma de pagamento (a vista, a prazo); tipo de pagamento (dinheiro, cartão, cheque). Embora em cada momento da informação o conteúdo será único.
A informação exige mais de duas palavras para deixar claro a que se refere, do que se trata, de qual objecto, a quem se destina, etc. Ao contrário não seria correto. Por exemplo: saldo (saldo de que?); data (data da?); nome (nome de quem?); veículo (nome, tipo ou cor do veículo?).
A informação não pode ser generalizada, ou seja, cada informação é expressa no seu detalhe, é específica, exclusiva, determinada. Não pode ser múltipla, estendida, abrangente ou confusa. Erros comuns podem ser exemplificados: endereço; cadastro; perfil; balanço; características. Cada uma dessas palavras possui muitas informações concentradas.
A informação não pode ser abstracta, de compreensão difícil, obscura, vaga, irreal ou imaginária. Deve ser real, verdadeira, concreta. Confusões comuns podem ser exemplificadas: qualidade; virtude; espécie; frequência; belo; grande; inferior. Cada uma dessas palavras possibilita múltiplas interpretações.
A informação não pode ser