solução
CCTA – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UATA – UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
UACTA- UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO
POMBAL – PB
2015
UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CCTA – CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UATA – UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
PROFESSORA: MORGANA CANUTO
EDYCARLA FERREIRA DE ALBUQUERQUE
JONAS DA SILVA
JULIANA NOBREGA CLEMENTE
SARA ALVES DE CARVALHO ARAÚJO
Primeiro relatório apresentado à disciplina Química Analítica Experimental como requisito parcial para obtenção da nota do 2° estágio.
POMBAL – PB
2015
1. INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, sendo constituída de uma solvente e um soluto. O solvente é constituído na mistura em maior quantidade. Ele dá o estado físico da solução (sólido, líquido e gasoso), no qual o soluto está dissolvido (LENZI et al, 2004, p. 180). O soluto é a substância ou as substâncias, presentes em menor quantidade que o solvente, se apresentando disperso no solvente.
O estudo da padronização de soluções é de extrema importância para a química experimental, pois convém para determinação de sua concentração real que por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão.
O objetivo da prática foi preparar e padronizar uma solução 0,1 mol.L-1 de ácido clorídrico e uma solução 0,1 mol.L-1 de hidróxido de sódio.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando se considera o valor exato de concentração de uma solução, esta pode apresentar-se como uma solução-padrão ou uma substancia grosseira (LENZI et al, 2004, p. 185).
A solução-padrão é preparada mediante a pesagem de massa exata de