relacionamentos interpessoais
A passagem de Romanos 12.4-5 deve ser interpretada no contexto dos dons espirituais de 812.3-8.18 Ao longo desse texto, Paulo faz uma analogia para representar a constituição do “Corpo de Cristo”: como um corpo humano possui muitos membros e cada um tem uma função orgânica específica, assim também se constitui o Corpo de Cristo19, a igreja. Ela possui muitos membros, formando um só corpo, de modo que, cada membro, por causa do seu dom espiritual, tem uma função que o difere de outros membros do mesmo corpo.
12.5, em que Paulo diz que “[...] somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (ARA20). Como se pode notar, o verbo grego esmen (“somos”) está no tempo presente e sugere o estado de que os membros pertencem tanto a Cristo, quanto uns aos outros, ao mesmo tempo.
Assim, do mesmo modo que cada crente deve se relacionar com o Senhor, deve igualmente se relacionar e cuidar dos outros crentes.
Atos 2.42-47; 4.32-35 Nesses textos, Lucas registrou os eventos do início da igreja cristã (Lc 1.1-4; At 1.1-2), falam que eles viviam em amor repartiam, oraram, eram unidos / tudo era de todos e isso só poderia ter ocorrido dentro de um contexto de relacionamentos interpessoais saudáveis. Em atos 13:2 mostra que eles também jejuavam e oravam em atos 4:31 diz que eles pregavam a juntos, unidos se os discípulos de Jesus tiverem comunhão verdadeira com o Senhor (1Jo 1.6), terão plenas condições de terem comunhão entre si (1Jo 1.7). efésios$:2-4corpo de cristo suportais uns aos outros com amor