solubilidade
Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.
A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
Veja por exemplo , como varia a solubilidade do cloreto de potássio: KCl a diferentes temperaturas Temperatura ( ºC)
Solubilidade de KCl (g/100g de H2O)
0
27,6
10
31,0
20
34,0
30
37,0
40
40,0
50
42,6
60
45,5
70
48,3
80
51,1
90
54,0
100
56,7
Tipos de soluções em relação à capacidade de solubilidade
1. Insaturada = é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo ,portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente.
2. Saturada = é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente)
3. Supersaturada = é uma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.
Em relação a quantidade de soluto, podemos classificar as soluções em diluídas e concentradas. As soluções diluídas contém pouco soluto em relação ao solvente. As soluções concentradas contém muito soluto em relação ao solvente O mecanismo de dissolução
Considere o que acontece quando um sólido é adicionado a um líquido para formar uma solução (líquida):
Quando o soluto é adicionado, começa o processo de destruição da estrutura do estado sólido do soluto. Pouco a pouco, partículas do solvente atacam a superfície do retículo cristalino, removendo partículas do soluto, rodeando-se e, finalmente, as dispersando.
O resultado é a destruição da estrutura