solubilidade
1.1 POSTULADOS DE BOHR
Em 1913, Niels Bohr, visando conciliar, idéias de Rutherford e a teria das radiações, propôs um modelo para o átomo de hidrogênio, com o qual além de conseguir uma explicação satisfatória, também sugeriu um modelo para a estrutura de todos os outros átomos. Ele pensou que os elétrons podiam girar em torno do núcleo, sem que irradiasse, desde que os mesmos permanecessem em órbitas determinadas e correspondentes a determinados estados energéticos. Por outro lado, um elétron podia imitar uma radiação, sob a forma de um quantum, sempre que passasse de uma órbita de energia elevada para outra com menos energia ou vice-versa, deveria absorver energia do meio externo, ou seja, deveria ser excitado. I. M. Rozenberg (2002).
As suposições de Bohr podem ser resumidas nos seguintes postulados: Postulado Mecânico e Postulado Óptico.
1.1.1 Postulado Mecânico
1.1.2 Postulado Óptico
1.2. ESPECTRO CONTÍNUO
A intensidade das diferentes radiações do espectro contínuo não é uniforme. Iniciando-se para um comprimento de onda determinado, o espectro contínuo de raios X cresce em intensidade com o crescer do comprimento de onda, passando por um máximo e, em seguida, vai decrescendo aos poucos.
1.3. ESPECTRO DESCONTÍNUO
O espectro descontínuo, ou de raias, é atribuído a uma perturbação produzido pelos elétrons incidentes no equilíbrio dos elétrons constituintes dos átomos do anticatodo. A freqüência dessas raias depende exclusivamente da natureza dos elementos de que é constituído o anticatodo, independentemente do composto de que eventualmente participem. Esses são chamados raios X característicos, que surgem em virtude do salto de um elétron de uma órbita permitida a outra, menos energética.
2. ENSAIO DE COLORAÇÃO DE CHAMAS
Os experimentos de ensaio de coloração de chama foram realizados no laboratório da Faculdade Educacional de Araucária no dia 31 de agosto de 2012,