Solubilidade
Engenharia de Produção
Experimento 1: Solubilidade
Alunos: Alessandro da Silva Barbosa Danieli Biagi Vilela
Ingrid Cavalcanti de Carvalho
Professora: Rejane Gonçalves Diniz Khodyuk
Campo Grande MS
18 de outubro de 2013
Sumário
1. Introdução
Solubilidade é a máxima quantidade que um soluto pode ser dissolvido num solvente, dependendo da temperatura, pressão, volume e natureza do solvente. A maioria das reações químicas partem de soluções, sendo assim sua compreensão é de imensa importância para o entendimento dos procedimentos em um laboratório de química.
Um dos fatores que mais determinam a solubilidade de dado composto é sua polaridade. Geralmente substâncias polares se dissolvem em solventes polares, assim como substâncias apolares se dissolvem em solventes apolares. Porém as ligações intermoleculares também influenciam de modo decisivo para que a solução seja considerada solubilizada.
Uma solução pode ser classificada entre três denotações:
Saturada- em que o soluto é completamente dissolvido pelo solvente.
Insaturada- em que o solvente não consegue solubilizar todo o soluto resultando em um corpo de fundo, precipitado.
Supersaturada- em que é dissolvido mais que o coeficiente de solubilidade, devido a mudanças no meio em que se encontra a solução. É instável.
Neste primeiro experimento o entendimento buscado era quanto a solubilidade de vários solutos em diferentes solventes, ligando os resultados as polaridades e as ligações atômicas de cada substância.
2. Metodologia
Parte A: Solubilidade de compostos sólidos
a) Colocar uma pequena porção e benzofenona em cada um de quatro tubos de ensaios secos.
b) Marcar os tubos de ensaio e coloque 1mL de água no primeiro tubo, 1mL de álcool metílico no segundo tubo e 1mL de hexano no terceiro tubo. O quarto tubo servirá de controle.
c) Agitar a amostra continua e rapidamente por 60 segundos, com