solubilidade
O procedimento foi realizado em duas etapas; a primeira foi direcionada à miscibilidade de líquidos, enquanto a segunda, direcionada à realização de extração de uma substância a partir da miscibilidade.
Primeiramente, foram separados seis tubos de ensaio, e cada um deles foi numerado, de 1 a 6. Após, utilizando-se pipetas e peras para pipetar, foram adicionados diferentes líquidos nos tubos, sendo dois líquidos diferentes em cada um deles.
No tubo 1, adicionou-se aproximadamente 5 mL de água e 3 mL de etanol. Em seguida, o tubo foi tampado com uma rolha e seu conteúdo agitado.
No tubo 2, adicionou-se aproximadamente 5 mL de água e 3 mL de 1-butanol. O tubo foi tampado com uma rolha e seu conteúdo foi agitado.
No tubo 3, foram adicionados, aproximadamente, 5 mL de água e 3 mL de querosene, tampando-se, em seguida, o tubo com uma rolha e agitando-se o conteúdo do tubo.
No tubo 4, adicionou-se aproximadamente 5 mL de etanol e 3 mL de 1-butanol, tampando-se o tubo em seguida, com uma rolha, e agitando-se o seu conteúdo.
No tubo 4, adicionou-se aproximadamente 5 mL de etanol e 3 mL de 1-butanol, tampando-se o tubo em seguida, com uma rolha, e agitando-se o seu conteúdo.No tubo 6, foram adicionados, aproximadamente, 5 mL de 1-butanol e 3 mL de querosene. O tubo foi tampado com uma rolha, e o conteúdo do tubo foi agitado.
Na segunda etapa, em um tubo de ensaio, foi adicionada uma pequena quantidade de solução de iodo, e em seguida, adicionada também uma pequena quantidade de querosene.