Solubilidade de compostos orgânicos
INTRODUÇÃO: Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio, são praticamente insolúveis em água, entretanto, têm tendência em dissolverem-se em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares.
Para que essa reação ocorra é necessário que haja a dissolução de um composto sólido ou líquido em outro composto líquido, sendo estes, divididos em duas categorias, força motriz e miscibilidade.
A força motriz, geralmente é utilizada para identificar grupos funcionais dentro de um composto e a miscibilidade é usada para determinar os solventes apropriados.
OBJETIVO: O objetivo da prática foi identificar compostos orgânicos líquidos e sólidos desconhecidos, utilizando solventes conhecidos.
METODOLOGIA: Foram analisados quatro compostos desconhecidos, dois líquidos e dois sólidos. Os resultados foram classificados em classes de grupos funcionais, de acordo com a Tabela 1 e Esquema 1 da apostila.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Substância sólida desconhecida 8 e 17:
Ambas substancias apresentaram as mesmas características.
Colocou-se em um tubo de ensaio 1mL de água, adicionou-se uma pequena quantidade da substância, a qual, apresentou-se solúvel. Em seguida, em um novo tubo de ensaio, colocou-se 1mL de éter e uma pequena quantidade da mesma substância, que apresentou-se insolúvel, indicando que esta substância pertence a classe S2, que são os sais e ácidos orgânicos, hidrocloretos de amina, aminoácidos, compostos polifuncionais (carboidratos, poliácoois, ácidos, etc.).
Substância líquida desconhecida 11:
Colocou-se em um tubo de ensaio 1mL de água, adicionou-se uma pequena quantidade da substância, a qual, apresentou-se solúvel. Em seguida, em um novo tubo de ensaio, colocou-se 1mL de éter e uma pequena quantidade da mesma substância, que apresentou-se solúvel. Em seguida aplicou-se o teste do papel tornassol nas cores vermelhas e azul, observando assim que