Saúde para todos no ano de 2000
(promoção a saúde)
Esse artigo aborda uma revisão e declarações sobre a estratégia da promoção á saúde a partir da carta de Ottawa em 1986,e busca em resgate historico das suas correntes e concepções a fim de trazer subsidios para compreendê-la no momento atual.
A carta de Ottawa de 1986 reafirma a importancia da promoção a saúde e aponta,principalmente a influência dos aspectos sociais sobre a saúde dos individuos e da população.
O conceito de promoção a saúde tradicional foi definido inicialmente,a partir do modelo de Leavell e Clark,no esquema da historia natural da doença,como um dos elementos do nivel primário de atenção em medicina preventiva.
O informe Lalonde influenciou aos politicos sanitarios de outros países como da Inglaterra e Estados Unidos e estabeleçeu as bases para a conformação de um novo paradigma formalizado na URSS,na conferência internacional de cuidados primários de saúde de Alma Ata,em 1976, com a proposta de ‘’Saúde para todos no ano 2000’’
Com motivação,foi planejada a I conferência Internacional sobre promoção á saúde,realizada em Ottawa,em novembro de 1986,teve a participação de 35 países e resultou na carta de Ottawa,a qual passou a ser referência ao desenvolvimento das idéias de promoção a saúde em todo o mundo.
1-A carta de Ottawa sugere ações legislativas,fiscais e organizacionais vizando a diminuição das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida da população.
2-Criação de ambientes favoráveis á saúde,propõe a proteção do meio ambiente e conservação dos recursos naturais como parte da estratégia da promoção a saúde.
3-Reorientação dos serviços de saúde recomenda que a reorientação dos serviços deve voltar-se na direção de um entoque na saúde e não na doença.
4-Reforçando a ação comunitária implementação de ações e recursos existentes na comunidade.
5-Apóia,também o desenvolvimento pessoal e social mediante a divulgação de informações,educação para á saúde e