solos
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não saturada e saturada, ar e organismos vivos, incluindo plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais. Tipos de ensaios de solos, têm como principal função a identificação dos componentes mineralógicas dos solos e determinar o seu comportamento.
Para estudo do solo são realizados vários ensaios, sendo que para determinar a capacidade de suporte de um solo compactado pode ser usado o método do índice de suporte, que fornecerá o Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como CBR. Antes da realização do CBR, é necessária a execução de um ensaio de compactação.
Objetivo
O objetivo é saber se o material é fino ou grosso; determinar o seu Limite de liquidez (LL) que é o teor em água acima do qual o solo adquire o comportamento de um líquido. A passagem do estado sólido para o estado líquido é gradual, por consequência, qualquer definição de um limite de fronteira terá de ser arbitrário.
É possível determinar o limite de liquidez de um solo através de dois dispositivos: a concha de Casagrande e o penetrómetro de cone. O limite de plasticidade (LP), que é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Deve-se observar que esta mudança de estado ocorre de forma gradual, em função da variação, portanto a determinação do limite de plasticidade precisa ser arbitrado, o que não diminui seu valor uma vez que os resultados são índices comparativos. Desta forma torna-se muito importante a padronização do ensaio, sendo que no Brasil ele é realizado pelo método da norma NBR 7180. O ensaio de