Solos
Aluno: Guilherme Stroligo
Matrícula: 201202268773
Curso: Engenharia Civil
1 – Na Introdução de um artigo científico devemos expor que informações a respeito do artigo? (2 ponto).
R – O conteúdo sobre o qual a dissertação irá tratar.
2 – Como se devem iniciar os enunciados do objetivo geral e dos objetivos específicos de um artigo científico? (1 ponto).
R – Com um verbo no infinitivo. Por exemplo, “entender”.
3 – A revisão da literatura ou referencial teórico ou desenvolvimento, dentre outros títulos pertinentes a esta parte de um trabalho acadêmico, deve conter que informações? (1 ponto).
R – O assunto da pesquisa referencia ideias abordadas por diversos autores, ideias organizadas em seções e subseções.
4 – Que dados devem ser demonstrados no capítulo Resultados e Discussão? (1 ponto).
R – As respostas encontradas na parte prática da pesquisa (gráficos e tabelas). Na discussão concluiremos se era verdade. Através da discussão dos resultados teremos uma proposição que ajudará a chegar à conclusão.
5 – Todas as informações das diversas fontes consultadas quando incluída integramente no corpo de um artigo científico deve ter essa fonte (dados do autor e da obra) levada para as referências bibliográficas? Por quê? (2pontos).
R – Sim, pois seria plágio não colocar quem foram os autores das obras.
6 – O clientelismo é aqui entendido como modo dominante de articulação entre sociedade e sistema político; nesse há sempre uma troca, uma solidariedade mútua entre desiguais com assimetria de poder. Sua marca é o favor, a proteção e a gratidão. E o patrimonialismo indica a apropriação de bens públicos em benefício próprio (CARVALHO, 1997).
Este texto é uma citação do artigo “Mandorismo, coronelismo, clientelismo: Uma discussão conceitual”, de José Murilo Carvalho, publicado pela Editora Dados, no Rio de Janeiro, em 1997.
Faça a referência dessa citação: (2 pontos).
R - CARVALHO, J.M. Mandorismo, coronelismo,