Organizações de processos gerais
1. Embora a punição seja capaz de eliminar mais rapidamente o comportamento indesejado do que o reforço negativo, o comportamento punido costuma ser suprimido apenas por um tempo, sem significar uma mudança permanente. O uso das punições também pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como baixo moral, absenteísmo e aumento na rotatividade. Além disso, os funcionários punidos podem ficar ressentidos com seus superiores. O seu grupo recomenda-se aos gestores, não utilizar ou não à punição. Justifique.
R: A punição, vista pelo o ângulo da pessoa punida, seria como uma humilhação. E o fato é que ninguém gosta de ser humilhado ou até mesmo repreendido. E mesmo que pessoas sejam sempre pessoas, o administrador deve levar em conta com quem está lidando antes de qualquer atitude precipitada. Afinal, nunca se sabe do que os punidos serão capazes ou o que sentem com o ato da punição. Podem melhorar nas melhores das hipóteses, mas também podem mostrar um resultado negativo, como, por exemplo, fazer muito pior a tarefa que exercia antes, já de maneira errada, para desaforar a autoridade do administrador. Portanto, não indico a utilização da punição e sim da repreensão. De modo suave, com respeito ambíguo, utilizando de uma critica sempre construtiva para com o repreendido e primordialmente sem público, sempre a sós, para evitar constrangimentos. Caso o funcionário não mostre resultados melhores, fica a critério do administrador demiti-lo ou tomar outras atitudes repreensivas.
2. Dentro do contexto da percepção, liste oportunidades de negócios que julga atender a uma necessidade ou desejo do grupo.
R: Oportunidades, por exemplo, na área da Engenharia. Já que estou fazendo meu ensino médio técnico integrado em mecatrônica, seria ótima uma oportunidade como essa. Talvez, num futuro que espero ser próximo, até em abrir meu próprio negocio, numa metalúrgica ou até mesmo um indústria automobilística.
3. Escolham uma noticia desta semana, que tenha chamado