solos
MECÂNICA DOS SOLOS E
SUAS FUNDAÇÕES
SOLOS E ROCHAS
SOLOS E ROCHAS
06/10/2014
Origem e tipos dos diversos tipos de solo. Constituição mineralógica das rochas que dão origem aos solos.
Solo
Camada superficial da crosta terrestre é um complexo composto de materiais minerais e orgânicos. A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos químicos ou biológicos dá origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.
Os solos pedologicamente podem ser divididos em dois horizontes:
A camada superior do solo conhecida como horizonte
A é mais escura, com maior concentração de matéria orgânica, argila e minerais insolúveis, como quartzo. Os minerais solúveis foram lixiviados (o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido) nesta camada. (fig.02).
No horizonte B o substrato rochoso encontra-se levemente alterado, fragmentado e misturado com a argila que é resultante do intemperismo químico (fig.
03), também conhecido como meteorização, (conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas). A transição entre estes horizontes, geralmente é indistinta.
Tipos de solos
Com base na sua mineralogia e composição química, relacionando-se com o clima, são classificados 3 grupos de solos.
1 – Grupo de solos pedolfer (fig.04).
Solos característicos de regiões com chuvas e temperaturas moderadas. Dependem do clima, do tipo de rocha-matriz e do intervalo de tempo que o solo teve para se desenvolver e espessar. Estes solos contêm abundantes minerais insolúveis, como o quartzo, argilominerais e produtos de alteração do