solos
* Para as citadas obras existem projetos de fundação? Somente a partir do século XVII os solos passaram a ser compreendidos como “massas ideais de fragmento (Segundo Caputo, 1990)”. Solos: Homogenes (baseado em observações matemáticas e não considerando solo como meio físico). Assim foram desenvolvidas as teorias clássicas sobre equilíbrio dos maciços terrosos. Conceito ideal? As teorias clássicas foram fundamentais para o inicio dos estudos dos solos. Por meio da experiência em obras, grandes empreendimentos foram executados e existem até os dias atuais. Exemplo: Torre de Pisa (Itália), construída antes do século XVIII, pesa 15.700 toneladas em base circular de 20m de diâmetro. (Continuação do histórico referente ao estudo dos solos). Século XVIII, XIX – desenvolvimento dos estudos na área de solos. Século XX – Conhecido período atual (Caputo, 1990) Observação do comportamento soa solos. Cita-se os grandes nomes dentro da geotecnia: Rankine, Terzaghi, Bishop entre otros. Estes estudiosos são responsáveis por teorias fundamentais da engenharia geotécnica.
Relação da mecânica dos solos com as outras ciências
Sedimentos/ depósitos não consolidados de partículas solidas (rochas)- com matéria orgânica ou não.
Relacionam-se com a mecânica e com a hidráulica- partículas sólidas e fluidas (H²o) em movimento.
Origem e formação dos solos Solos: resultado do intemperismo da rocha, causado por desintegração mecânica ou decomposição química.
Mecânica: os agentes responsáveis são agua, temperatura, vegetação e o vento. Formando pedregulhos e as areias.
Decomposição química: Formando os siltes e as argilas. Na decomposição química ocorrem modificações químicas ou mineralógicas da rocha mãe. O principal agente é a agua que proporciona a