Solos
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO
DISCIPLINA DE FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO
Prof. Dr. Alexandre Paiva da Silva
QUINTA AVALIAÇÃO SEMANAL
NITROGÊNIO: Dinâmica no solo, adubos e adubação
Areia-PB
2014
QUESTÕES
1) Explique de forma clara e objetiva o ciclos global e de N no solo.
O ciclo do N no solo está ligado ao ciclo global do N na natureza. Dados indicam que a maior parte do N na terra está na litosfera. Principalmente como constituinte de rochas ígneas da crosta e do manto terrestre, do núcleo do planeta e de sedimentos fósseis e marinhos. A porção nos solos terrestres, na forma de matéria orgânica ou NH4+ fixado em argilas.
O outro grande reservatório de N é a atmosfera, onde o N molecular(N2), compõe 78% dos gases. O N2 tem uma tripla ligação, bastante e estável, que torna essa gás muito pouco reativo. O N contido na hidrosfera, especialmente nos oceanos dos quais o N2 representa mais de 95% do total, outras frações incluem NH4+,NO3-, NO2- e matéria orgânica particulada ou dissolvida. Na biosfera os estoques são menores.
Em escala global o N é importante por ser um elemento chave para a produtividade de todos os ecossistemas, algumas áreas do mundo, tais como partes da África, Ásia e américa latina, não tem N suficiente para sustentar suas populações.
Por outro lado, em outras, há excesso de N decorrente de baixa eficiência do uso desse elemento no sistema produtivo e da queima de combustíveis fósseis, que podem transformar o N em poluente.
2) Fale sobre os diferentes tipos de fixação de N2.
A maior parte do N no solo provém do ar, através das deposições atmosféricas de formas combinadas de N (NH4+, NO3-, NO2-) e da fixação biológica de N2, tanto em sistemas não simbióticas quanto simbióticos, por meio de bactérias formadoras de nódulos em raízes de leguminosas. As formas reativas ou combinadas de N