Solos
TRABALHO DE SOLOS
ALUNOS: MURILO,MAURICIO,RODRIGO.
PROF: GERSON BOFF.
SÉRIE: 1°C
N° 37,36,42
INTRODUÇÃO
Os solos que sofrem influência da planície aluvial desenvolvem-se sobre sedimentos holocênicos, recentemente depositados pela dinâmica de inundações sazonais e são denominados solos de várzea.
Nessas áreas há predominio de gleissolos Háplicos eutróficos que tem sua gênese relacionada a processos hidromórficos apresentando forte gleização,devido o processo de intensa redução de compostos de ferro, em presença de matéria orgânica.
O entendimento da dinâmica dos nutrientes nesses solos de elevada fertilidade natural pode auxiliar nos estudos de mobilização de elementos nos solos distróficos presentes em área de terra firme na Amazônia. Esses solos apresentam fertilidade relacionada com pulsos de inundação.
Entendendo essa dinâmica e consequentemente estabelecendo as épocas de maior aporte de nutrientes relacionados a inundação do rio, pode prever e estabelecer épocas adequadas para a prática de plantio.
As inundações periódicas alteram o equilibrio e a dinâmica dos componentes químicos desses solos, podendo resultar em aumento ou diminuição da acidez do sistema, bem como da concentração de elementos iônicos na solução do solo (Lima et al., 2005).
De acordo com (Ranger et al., 2001), a solução do solo representa a fase que melhor caracteriza a atual dinâmica do solo e a que mais rapidamente reage às mudanças.
Diante do exposto o presente estudo objetivou caracterizar a composição química da solução de um Gleissolo na várzea do rio Solimões, no município de Iranduba –AM.
TIPO DE SOLO
Os solos desta classe encontram-se permanente ou periodicamente saturados por água, salvo se