Solos
AMANDA COAN
TRABALHO DE ANÁLISE DO SOLO
DISCIPIINA DE SOLOS E FUNDAÇÕES
PROFESSOR WILSON
FLORIANOPOLIS
2014
APRESENTAÇÃO
O estudo e a caracterização dos parâmetros físicos e químicos do solo constituem uma metodologia de trabalho essencial na realização de levantamentos das comunidades vegetais, que ocorrem numa determinada área. A concretização do trabalho contempla a realização de um estudo prévio, que permita determinar algumas propriedades físico-químicas do solo, da área de estudo.
JUSTIFICATIVA
A escolha do local a ser recolhida a amostra, foi decidida por ser um local de fácil acesso.
Este foi recortado por meio de maquinas para a criação de uma estrada.
OBJETIVO
PERFIL DO SOLO
O solo é dividido em camadas horizontais, chamadas horizontes. As características que podem ser levadas em conta para diferenciar os horizontes, são baseados em alguns critérios como textura, cor, consistência, estrutura, atividade biológica, tipo de superfície dos agregados, etc.
Normalmente o solo possui três horizontes bem fáceis de distinguir, o horizonte O, que representa a matéria orgânica presente na superfície; o horizonte A, que representa a região em que o solo perde material para as camadas mais profundas e o horizonte B, local em que se acumulam os materiais perdidos pelo horizonte A.
Outras camadas importantes para se distinguir um perfil de solo são o horizonte C, e R, caracterizados pela rocha matriz decomposta (C) e não decomposta (R).
A cor é uma das características que mais chamam a atenção, devido às várias tonalidades de coloração existentes no perfil, permitindo uma rápida delimitação dos horizontes.
Na determinação da cor do solo existem três fatores predominantes; a matéria orgânica, que confere uma cor escura; o ferro, que confere um tom avermelhado e a quantidade de sílica (quartzo), que clareia o horizonte. Ou seja, quanto mais escuro (negro) for o solo, mais