solos
Nordeste? E nas regiões Sul e Sudeste do país? Explique por que.
2. Descreva, de maneira sucinta, os processos de formação rocha−solo. Comente a possibilidade de em um perfil qualquer de solo encontrarmos uma camada de solo residual sobrejacente a uma camada de solo sedimentar.
3. Distinga intemperismo físico de intemperismo químico citando as principais características dos solos formados pela predominância de um ou outro tipo de intemperismo. 4. Fale sobre a influência do agente de transporte na formação de solos sedimentares (se possível desenhar curvas granulométricas típicas para diferentes agentes de transporte).
5. Descreva um perfil típico de solo residual, citando as principais características de cada horizonte. Como deve variar a resistência à compressão simples de um solo residual ao longo de seu perfil de intemperismo? Em um determinado local você acharia possível encontrar uma camada de solo residual sobreposta a uma camada de solo sedimentar?
6. Comente a textura de solos coluvionares, aluvionares (pluviais e fluviais) e eólicos e que problemas estes solos podem apresentar às obras assentes sobre eles.
7. Descreva, de maneira sucinta, os arranjos estruturais típicos de solos grossos e finos, enfatizando o porquê da complexidade e variação estrutural dos solos finos.
8. Fale sobre as principais diferenças entre as partículas de textura grossa e fina e como cada um destes grupos influi nas características dos solos (estrutura, sensibilidade, atividade,etc.).
9. Fale o que você sabe sobre os tipos estruturais dos argilos-minerias e como estes podem influenciar no comportamento dos solos.
10. Quais as principais famílias dos minerais argílicos? Quais as características predominantes em cada uma delas? Quais delas é a mais expansiva? Por quê? Há algum solo regional da