Solos
- O surgimento de novos países na Europa
- No começo do séc. XX passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões fez com que os militares investissem mais, ante a possibilidade de conflito armado na região.
- A concorrência econômica entre países europeus acirrou uma disputa por mercados consumidores e matéria-prima.
QUAIS FORAM OS GRANDES (PRINCIPAIS) MARCOS DA GUERRA FRIA?
- Teve início logo após a 2ª Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
- A definição de Guerra Fria prende-se ao fato de que não houve conflito armado, já que os Estados Unidos e a União Soviética estavam armados por centenas de mísseis nucleares.
- A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
A ERA VARGAS FOI MARCADA POR:
- Vargas usou políticas de modernização, criou novos ministérios (Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde), deu segmento a política de valorização do Café, o PVC, criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau e a Lei da Sindicalização, cujos sindicatos eram vinculados indiretamente ao presidente.
REPÚBLICA VELHA E ERA VARGAS:
República da espada:
Encilhamento – Tentativa de industrialização de Rui Barbosa ( era ministro da fazenda) tendo o projeto de industrializar o país.