atps
Santos, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
Cultura e diversidade: (pp. 07 – 20). Primeiro capítulo
“Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro.” (p.07)
“Ao discutirmos sobre cultura temos sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e multiplicidade de formas de existências.” (p.07)
CULTURA E EVOLUÇÃO:
“Estudos sistemáticos e detalhados de muitas culturas permitiram destruir os falsos argumentos dessas concepções preconceituosas. Não existe relação necessária entre características físicas de grupos humanos e suas formas culturais, nem tampouco a multiplicidade das culturas implica a quebra da unidade biológica da espécie humana. A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana, expressa possibilidades de vida social organizada e registra graus e formas diferentes de domínio humano sobre a natureza.” (p. 14)
CULTURA E RELATIVISMO:
“ Não há superioridade ou inferioridade de culturas ou traços culturais de modo absoluto, não há nenhuma lei natural que diga que a as características de uma cultura a façam superior a outras. Existem no entanto processos históricos que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas entre elas.” (p. 16 - 17)
CULTURA E SOCIEDADE:
“A diversidade também se constitui de maneiras diferentes de viver, cujas razões podem ser estudadas, contribuindo dessa forma para eliminar preconceitos e perseguições de que são vítimas grupos e categorias de pessoas.” (p.19)
O que se entende por cultura: (p.21 – 50). Segundo capítulo
“Por vezes se falade cultura para se referir unicamente às manifestações artísticas, como teatro, a música, a pintura, a escultura. Outras vezes, ao se falar na cultura de nossa época era quase que identificada com os meios de comunicação de massa, tais