Solos do Norte da Bahia
A região Norte do Estado da Bahia contém cinco microregiões que compreendem 80 municípios. As microregiões são: Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina e Senhor do Bonfim.
Os principais solos do Norte da Bahia são: Latossolos, Cambissolos, Luvissolos e Planossolos.
Características de cada solo
Planossolos
Ocorrem tipicamente em áreas de cotas baixas, plana a suave ondulada. São, geralmente, pouco profundos, com horizonte superficial de cores claras e textura arenosa ou média (leve), seguido de um horizonte B pânicos (horizonte característicos dos Planossolos), de textura média, argilosa ou muito argilosa, adensado, pouco permeável, com cores de redução, decorrente de drenagem imperfeita, e responsável pela formação de lençol suspenso temporário.
Cambissolos
São solos fortemente, até imperfeitamente, drenados, rasos a profundos, de cor Bruna ou bruno-amarelada, e de alta a baixa saturação por bases e atividade química da fração coloidal.
São solos constituídos por material mineral, com horizonte B. Devido à heterogeneidade do material de origem, das formas de relevo e das condições climáticas, as características destes solos variam muito de um local para outro.
Ocorrem na Bahia, sobretudo na região de Irecê e municípios vizinhos e no extremo sul nos municípios de Malhada e Palmas de Monte Alto, além de outras distribuídas pelo estado.
Luvissolos
São solos rasos a pouco profundos, com horizonte B textural (horizonte resultante de acumulação ou concentração absoluta ou relativa de argila decorrente de processos de iluviação e/ou formação in situ) de cores vivas e argila de atividade alta, apresentando horizonte A fraco, de cor clara, pouco espesso, maciço ou com estrutura fracamente desenvolvida. São moderadamente ácidos a neutros, com elevada saturação por bases. Apresentam frequentemente revestimento pedregoso na superfície (pavimento desértico) ou na massa do solo e normalmente possuem uma crosta