Fatores Abioticos Escrito
Os fatores abióticos são todos os fatores ecológicos sem vida determinantes de um ecossistema. Nesse caso, o ecossistema é a caatinga, contendo os seguintes fatores:
Compostos inorgânicos (água e sais minerais);
Compostos orgânicos (vitaminas, proteínas, lipídeos, hidratos de carbono, ácidos nucleicos, metano);
Solo
Luminosidade
Vento
Compostos inorgânicos: Água
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água. Na caatinga não é diferente, a demanda de água é maior por que esta se encontra concentrada em alguns meses do ano, nos outros meses restantes, ocorre a seca que é bem característica do bioma caatinga.
O regime de chuvas é marcado pela escassez, acentuada irregularidade espaço-temporal e longos períodos de estiagem, onde a maior parte da precipitação, geralmente, ocorre em três meses, com média anual inferior a 800 mm (Figura 1). Essas características resultam na ocorrência frequente de dias sem chuvas, ou seja, veranicos, e, consequentemente, em eventos de seca.
Figura 1. Precipitação média anual do Nordeste e Semiárido brasileiro. Fonte de dados: SUDENE, DCA/UFCG
Sais Minerais
Na