AULA 3 CIENCIAS
CIÊNCIAS
Professora Soraia Balmant
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA
UMA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
PLANEJANDO A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR
2
“As sociedades humanas, ao longo da história, estabelecem diferentes relações com o ambiente natural, alterando-o sob diferentes formas, em função de suas necessidades e da cultura na qual se inserem. Contudo, só muito recentemente, o ambiente tem sido tratado como uma questão, merecedor de inúmeras reflexões e problematizações.”(ASCENÇÃO,2007, p.8)
O que busca a educação ambiental?
1. Levar à compreensão de fenômenos e processos relativos à interação dos humanos entre si e com os outros componentes ambientais, aí compreendidos aspectos biológicos, ecológicos, históricos, sócio-econômicos, políticos e culturais.
(MORAIS, 2007, p. 21)
O que busca a educação ambiental?
2. Capacitar para a ação transformadora sobre essas formas de interação, de modo a reverter as tendências de desigualdade e injustiça no uso dos componentes ambientais entre povos e nações e de não sustentabilidade no uso desses componentes. (MORAIS, 2007, p. 21)
Sustentabilidade
De acordo com Evaristo (2010), o
Desenvolvimento Sustentável visa “evoluir, progredir sem afetar tanto o meio ambiente, sem que este sofra as consequências irreversíveis ou pague o preço do desenvolvimento (p. 27)”.
Desafios atuais da escola:
Inserir os Temas Transversais no ensino formal por meio do currículo escolar.
- MEIO AMBIENTE;
- Saúde;
- Orientação Sexual;
- Pluralidade Cultural
- Ética
Os
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
apontam a necessidade de se efetivar práticas curriculares interdisciplinares que articulem os saberes das ciências da natureza com as humanas nos estudos das questões ambientais.
• Os estudos de Educação Ambiental podem abranger temas mais amplos sobre o meio ambiente, ou podem situar os problemas ambientais mais próximos, ligados ao dia-a-dia dos alunos. (BITTENCOURT, 2007, p.47)
Água: um tema em discussão
- Conscientização: Não