Aula 3 ciências sociais
Introdução...........................................................................Pagina:1
O individuo e a Sociedade..................................................Pagina:2
Introdução:
Neste trabalho irei falar um pouco sobre como o individuo se comporta dentro da sociedade e como ele controi sua propria personalidade.
O individuo e a Sociedade
Em todo processo de socialização de uma pessoa podemos dizer que os principais agentes são: a família, e a escola.
O primeiro contato do individuo é com a família, é ela quem passa os principais conceitos sobre religião, regras da sociedade, e cultura em geral, ela cria o individuo de acordo com o mundo e condição social em que vivem. Sendo ela é o primeiro contato do individuo com o “meio social” é dela a maior responsabilidade de formação do individuo.
Já na escola o individuo conhece outras culturas que podem ou não agregar valores a sua cultura, a escola é o segundo momento de socialização, é onde o individuo aprende a conviver com as diferenças entre culturas, e condições sociais. É muito comum que haja conflitos, pois é o momento onde eles estão aprendendo a conviver em um mundo de diversidades onde muitos não aceitam a cultura do outro.
Nem todos os indivíduos depois de sua socialização ficam com a mesma personalidade, eles podem compartilhar traços ou pontos em comum, mas cada pessoa cria a sua própria identidade social.
A cada instante é formado um novo grupo na sociedade, pessoas mudam de opinião, cultura, hábitos, a toda hora. É muito comum um individuo participar de vários grupos ao longo de sua vida, o que hoje pode ser desagradável, amanha é maravilhoso. Um exemplo clássico é a religião, varias pessoas criticam os evangélicos, mas assim que elas se abrem para uma nova experiência, elas acabam voltando atrás e se readequando. Tudo isso é consequência do preconceito que as pessoas tem antes de conhecer algo, muitas delas julgam ser ruim algo que nunca nem experimentaram, porém elas já