Urbanismo
UMA DEFINIÇÂO
De uma forma simplificada pode definir-se urbanismo como o desenho e estudo da cidade.
O urbanismo é uma operação cujo objetivo é a transformação do espaço visando uma melhoria estética e da qualidade de vida, transmitindo sensações de segurança e conforto. Define as regras de interligação entre os elementos construídos e as várias partes da cidade, ou seja a forma urbana.
O urbanismo surge como um meio de resolver os problemas que afetam as cidades, qualificando os espaços, criando infraestruturas e promovendo a melhoria das condições de vida.
Desenho da cidade
Le Corbusier
“(...) o urbanista nada mais é que o arquiteto. O primeiro organiza os espaços arquitetónicos, fixa o lugar e a destinação dos continentes construídos, liga todas as coisas no tempo e no espaço por meio de ma rede de circulações. E o outro, o arquiteto, ainda que interessado numa simples habitação e, nesta habitação numa mera cozinha, também constrói continentes, cria espaços, decide sobre circulações. No plano do ato criativo são um só o arquiteto e o urbanista(...)”.
(Le Corbusier)
O modelo de cidade moderna baseia-se em princípios funcionalistas, sendo Le Corbusier o seu grande mentor. As principais funções da cidade, no seu ponto de vista, seriam: habitação, circulação, trabalho e lazer.
Em termos de desenho urbano, há um rompimento com as formas urbanas tradicionais, como a organização em quarteirão da cidade histórica. Defendem a criação de edifícios em altura e isolados (torres) que se dispõem no terreno em função de uma boa orientação solar, de boas condições de arejamento e facilidade de acessos. O espaço entre edifícios seria utilizado como zonas verdes ou parques de uso público. As vias de circulação são hierarquizadas e pretende-se estabelecer uma separação entre veículos e pedestres.
Pode ver-se aplicados alguns dos princípios da cidade moderna, no Plan Voisin de Le Corbusier, para o centro de Paris de
1925. Propunha reestruturar uma área de 40 hectares na