Solo
Alyce Vidal Pereira
Arianna V. Costa
Felipe Silveira Silva
Jéssica Nascimento
Maria Clara Moreira
Marla Oliveira
Patrick Borges
Priscila Martins
Quezia Damasceno
TOPOGRAFIA
Juiz de Fora
Junho 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS JUIZ DE FORA
Este presente trabalho tem por objetivo apresentar o levantamento do terreno, realizado no IFET de Juiz de fora, pela disciplina de Topografia, auxiliada pelo professor Sandro na turma do 3 Edificações.
TOPOGRAFIA
Juiz de Fora
Junho 201
1. Introdução
Em sua origem etimológica, topografia significa descrição do lugar e desde os primórdios da humanidade, tem se mostrado preciso fazer esse tipo de trabalho, seja para mensurar os territórios de um grupo e propor suas divisas ou as áreas para determinadas atividades, como agricultura e pecuária. Com o tempo, as necessidades foram se tornando outras e os métodos usados para fazer o levantamento topográfico foram evoluindo ao mesmo passo. Hoje temos diversos aparelhos, onde em um a precisão pode chegar a 0,1 segundo, sendo assim a melhor aproximação obtida com um instrumento topográfico.
2. OBJETIVO
Para fins didáticos, foi proposto na disciplina de topografia, fazer o levantamento do estacionamento localizado em frente ao bloco H - construções civis do Instituto Federal Sudeste MG, campus Juiz de Fora.
3. METODOLOGIA
A fim de cumprir o objetivo, usamos do método das triangulações, que faz o uso de trena e baliza para medir as distancias, formando triângulos. Com base nesses dados, e feito o cálculo usando do teorema dos cossenos, chegamos a nossa finalidade.
3.1 Instrumental
Foram usadas para fazer o levantamento do terreno, as balizas e trena. A baliza é