solo
O solo é constituído de camadas ou horizontes de compostos minerais e/ou orgânicos, com diferentes espessuras, que constituem o denominado perfil de intemperismo.
Pode ser definido como um conglomerado de corpos naturais ocorrendo na superfície terrestre, contendo matéria viva e suportando ou sendo capaz de suportar vegetação.
É, portanto, a camada superficial da crosta terrestre em que se sustenta e nutre a vegetação, e é formada por diversas partículas de rochas em diferentes estádios de decomposição, água e substâncias químicas dissolvidas, ar, organismos vivos e matéria orgânica
Os fatores de formação do solo, comumente denominados de intemperismo, incluem as forças físicas que resultam na desintegração ou desagregação das rochas, as reações químicas que alteram a composição das mesmas, e as forças biológicas que intensificam a ação das duas anteriores Há muita variação de terreno a terreno dos elementos do solo, mas basicamente existem quatro camadas principais:
A primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
A segunda camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:
A primeira parte é a do calcário. Corresponde á 7 a 10% dessa camada.
A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde a 20 a 30% dessa camada.
A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde a 60 a 70% da camada.
Há muita variação de terreno a terreno dos elementos do solo, mas basicamente existem quatro camadas principais:
A primeira camada é rica em húmus, detritos