Solo
Luara Adorno, Marcelo Escorce, Natiele Xavier e Sidelcina Andrade.
ECONOMIA E AMBIENTALISMO
ESCOLA DE PRIORIDADES PÚBLICAS
ARIQUEMES - RO
2014
Luara Adorno, Marcelo Escorce, Natiele Xavier e Sidelcina Andrade.
ECONOMIA E AMBIENTALISMO
ESCOLA DE PRIORIDADES PÚBLICAS
Ariquemes - RO
2014
Introdução
A ideia de direitos e responsabilidades à questão ambiental foi a aderida em 1992 pela Conferência das Nações Unidas. Apontando fatores a serem refletidos, como por exemplo, a deterioração do ambiente e os inevitáveis limites de sua capacidade de manter a vida. Essas preocupações são provenientes da globalização, e da forma que isso vem se sucedendo, ou seja, da maneira insustentável que o desenvolvimento vem se expandindo, com isso surge a exigência de reformas para promover justiça e sustentabilidade social e ambiental, ou seja, o desenvolvimento sustentável da vida (MELLO 2008).
A questão Ambiental possui uma amplitude tremenda, criando-se assim correntes de pensamento, também denominadas de escolas do pensamento econômico ambiental. Sendo estas a: escola pessimista, escola minimalista, escola coletiva, escola do crescimento zero, escola da austeridade e por fim a escola de prioridades públicas.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as características da escola de prioridades públicas.
Escola de prioridades públicas
Essa é uma linha de pensamento que defende a ideia de que a solução dos problemas ambientais está ligada a gestão dos gastos do dinheiro público, ou seja, deve haver uma restauração dos gastos públicos considerando que os governos distribuem equivocadamente seus recursos priorizando despesas de pouco cunho social em detrimento da proteção ambiental (MELLO 2008).
Essa linha de pensamento alega que os problemas ambientais são consequência da ação