Soldagem
jfparana@ibest.com.br | mateus_anjos@hotmail.com |
Resumo. Este trabalho trata da união por soldagem de elementos metálicos, abordada na disciplina elementos de maquinas II da Universidade Gama Filho - turma 301, e descreve alguns dos tipos principais de uniões por solda e as tensões solicitantes dos mesmos. Tem a finalidade de dar uma ideia geral dos processos utilizados em soldagem, especificar materiais e conhecimentos sobre os variados tipos de soldas e suas aplicações.
1.1 - Uniões de componentes metálicos. A união de componentes metálicos pode ser realizada de diversas formas: * União por encaixe a quente. * União por parafusos. * União por rebites. * União através de colagem. * União através de brasagem. * Uniões fixas. * Uniões por soldagem.
A soldagem está hoje incorporada entre os mais importantes processos de fabricação, sua utilização é grande aplicabilidade na construção de qualquer tipo de estrutura metálica, vasos de pressão, dutos, navios, e fabricas em geral. Por suas características, a soldagem possibilita a realização de projetos com maior economia de material e de tempo, podendo ainda ser usada na manutenção de peças ou equipamentos, permitindo prolongar de maneira considerável a vida útil destes componentes, restituindo, e em alguns casos, melhorando suas características originais. Os processos de soldagem veem se diversificando com o desenvolvimento tecnológico, e passando continuamente por automação, que visa atender aos mais variados tipos de obras e materiais empregados. 1.2 - Aplicações de soldagem. * Soldagem de dutos Soldagem de estruturas metálicas.
1.3 - Vantagens do processo de soldagem.
* A união apresenta o mesmo valor de resistência mecânica do metal base. *