Soldagem
SOLDAGEM
Sumário
Introdução
Objetivo
Processo de soldagem a arco
Soldagem por eletrodos consumível e não consumível
Soldagem a gás
Soldagem a laser
Soldagem por resistência
Soldagem por feixe de elétrons
Soldagem por ultra-som
Soldagem por fricção
Propriedades mecânicas e ensaios da solda
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O processo de soldagem tem por objetivo a união localizada de materiais, de mesmo material ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças atômicas semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente.
A aplicação da soldagem está em praticamente tudo, desde aparelhos eletrônicos ( na união de componentes eletrônicos as placas de circuitos) à grandes estruturas ( prédios, navios, ponte,etc.). Muito utilizado pela indústria automobilistica, com isso ela impulsionou o avanço da tecnologia de soldagem no século XX. Esse processo de fabricação permitiu a redução de peso do chassi e a redução nos custos de montagem do veículo, o processo pode ser manual e automatizado, onde se obtém soldas perfeitas. Figura 1.
Figura 1
Desde o século XIX, os processos de soldagem vem evoluindo com o tempo, para atender a diversas necessidades que surgem a cada dia. Abaixo (Figura 2) pode-se observar a evolução dos processos ao longo do tempo.
Figura 2
Existem basicamente dois grupos de processos de soldagem, O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão e o outro denomina-se processo de soldagem por pressão (a frio e a quente), a frio (CW = Cold Welding) também conhecida como, soldagem de pressão a frio em condições normais de ambiente que causa destruição da superfície ( isto é, oxido), camadas de materiais metálico na área de solda. Esta áreas expõe superfície de metal limpo nos dois