Labaratório de Física - Lei de Empuxo
1234 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTACalculo de empuxo e analise de gráficos
Experimento IV
Professora:Stella Pereira
Grupo:
Alunos
Turma
RA
Preservado
preservado
preservado
preservado
preservado
Sumario
1. Objetivo;
2. Resumo;
3. Introdução teórica;
4. Procedimento experimental;
5. Resultados e discussão;
6. Conclusão;
7. Referências bibliográficas.
1. Objetivo:
Verificar e analisar a lei do Empuxo e das forças atuantes e a exposição de graficos com a relação de força (empuxo) e força (P) descobrindo seu coeficiente angular(ALFA)=a, o sistema adotado foi o da teoria de Arquimedes.
Para obter o cálculo da força de empuxo usamos a seguinte fórmula: Empuxo=Densidade do liquido x Volume do liquido x Gravidade (E=DL.VL.G).
2. Resumo
Para execução deste experimento utilizamos;
1 Béquer;
500 ml de água;
6 pequenos pesos;
1 dinamômetro;
Balança digital;
Uma haste vertical;
1 uma folha de papel milimetrado.
Após a montagem do aparato pesamos na balança digital a massa dos seis pesos e posteriormente registramos as respectivas massas, logo em seguida adicionamos os seis pesos à presilha do dinamômetro e a submergimos no béquer com 500 ml de água. Assim montamos uma tabela com os respectivos valores da massa do empuxo, com esses dados montamos um gráfico em papel milimetrado, e em Excel com os respectivos valores de empuxo e peso real.
Formula do Empuxo: E=D.V.G
Formula da Densidade: D=M V
3. Introdução teórica
Teoria de Arquimedes, grande matemático, físico e filosofo francês, descobriu o princípio fundamental das forças de flutuação: Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido é expelido para cima por uma força de módulo igual ao peso do fluido deslocado, e dirigida para cima