Soldagem
R: A reflexão central diz fala da facilidade com que somos manipulados e como criamos estereótipos das pessoas, de tudo o que nós cercam, sem ao menos conhecer ou procurar conhecer.
2. De que forma podemos fazer uma ligação entre o que debatemos sobre cultura e a palestra “O perigo de uma única história”?
R: Ao se ter uma única história deixamos de valoriza a nossa própria historia, a nossa própria cultura; deixamos de ter uma percepção melhor do ambiente ao nosso redor pois com “uma única história” diferente da nossa não teremos como fazer um paralelo com acontecimentos, conflitos que ocorrem na nossa sociedade no nosso país.
RELATÓRIO 2: Reflexões sobre cultura (duplas ou trios)
Entregar na próxima aula.
1. O que se pode entender de modo amplo e geral, por “Cultura”? Examine os vários usos da palavra, além de palavras que tenham a mesma raiz (“cult”) e procure o sentido comum entre elas.
R: Na maioria das vezes definimos cultura como a manifestação artística, a lei, os costumes, a religião, a moral, a linguagem e etc, transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade.
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Agricultura – acepção original do termo cultura, que se refere ao cultivo da terra para produção de espécies vegetais úteis ao consumo do homem.
Antropologia - esta ciência entende a cultura como a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis,