Célula de médição
A utilização do computador na metrologia dimensional e controle de qualidade geométrico não é uma questão de racionalização de mão-de-obra e sim, em primeiro plano, a própria viabilização econômica e técnica da medição.
Vantagens de utilização
-Redução dos erros de medição de forma a tornar o instrumento adequado (á tarefa de controle geométrico);
-Rapidez de forma que o processo tornar-se economicamente viável dentro dos processos produtivos;
-Solução de problemas complexos de aquisição e processamento dos dados, viabilizando tecnicamente a medição;
-Viabilização de manipulação de grande volume e em curto intervalo de tempo, de forma a produzir informações sobre o andamento (instantâneo) do processo produtivo;
-Simplificação da mecânica e da eletrônica tomando os sistemas de medição relativamente mais baratos.
Avanços
O controle dimensional do produto acabado, como única operação de controle no processo produtivo, pode ser altamente prejudicial em função de refugo em grandes lotes e de ser altamente sujeito a erros.
Isso faz com que as estações de controle sejam levadas junto ao processo de usinagem com o intuito de identificar mais cedo, o aparecimento de peças fora de comportamento dos meios de produção, corrigir o processo de forma que não se efetive o aparecimento de dimensões fora da tolerância, isto é, produção com “ refugo zero”.
Célula de medição para diâmetro externo
O sistema realiza medições de diâmetros externos simultaneamente com muita precisão . A eficácia do seu funcionamento deve-se ao fato de que no momento da medição o dispositivo acompanha a posição real do centro do produto. Há uma compensação na horizontal que é guiada por buchas de esferas .Apenas um sensor e uma ponta seca são utilizados para cada medição. Devido a este sistema há uma redução no custo em 50% de apalpadores e indicadores eletrônicos. A medição é feita utilizando apalpadores que coletam informações e são enviadas ao indicador, através dessas