soldagem
quanto mais queremos aprendizado, mais obtemos força de vontade para concretizar
COMPORTAMENTO HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES: O HOMEM RUMO AO SÉCULO XXI
O Homem: Trabalho e Participação no Quadro Geral do Desenvolvimento Organizacional
KANNANE, Roberto, Comportamento Humano das Organizações: O Homem Rumo ao Século XXI, 2ª edição, SP, Editora Atlas, 1999, 136 páginas, Capitulo 03: O homem: Trabalho e Participação no Quadro Geral do Desenvolvimento Organizacional, pag. 54 a 76.
Em seu livro Roberto Kannane procura fazer uma analise do comportamento humano nas organizações, focando certos papéis profissionais a ser desempenhado bem como as interfaces com o meio ambiente em um mercado em profundas mudanças. Fala também da interdependência entre a conduta individual ou em grupo e o ambiente organizacional e o seu processo de desenvolvimento.
Ele busca ainda, através do conceito de representações Sociais, fundamentar as interações sociais hierárquicas, identificando a conduta humana nas suas diferentes influências e possibilidades e limitações quanto à questão ligada à participação.
Sugerem ainda alternativas de ação para a valorização do potencial humano através do diagnostico das motivações do trabalhador e as representações sociais do trabalho desempenhado, considerando uma abordagem holística representada pela busca da qualidade total e as perspectivas atuais rumo ao século XXI.
De acordo com o capitulo a ser trabalhado o autor procura fazer uma analise das relações entre o individuo consigo mesmo, com o grupo, com a organização e com o meio ambiente. Esta analise está ligada as relações sob o olhar dos sistemas trabalhistas e dos processos relacionados; considerando também os comportamentos e influencias da interação dos indivíduos e grupos a fim de entender de que forma funciona o comportamento organizacional. Ao olhar da Psicologia o desenvolvimento humano é a base principal no processo de melhoria do individuo